sábado, 14 de novembro de 2009

Retrospectiva


Nestes meses em que deixei o blog ao abandono, muita água passou no moinho… Conclui o mestrado, as férias passaram de uma forma invulgar e comecei a trabalhar…no decorrer destes acontecimentos muitas outras coisas menos felizes se passaram… No entanto, vou dedicar este post à finalização do meu mestrado.

O semestre recomeçou depois de umas semi-férias preocupadas com o tema da tese e toda a carga psicológica que a envolve. Entre workshops, leituras intermináveis de papers e um ou outro encontro vago e vazio encontro com o orientador, o semestre foi avançando, sem grandes progressos e com uma sensação de frustração crescente. O tema da tese foi decidido com alguma antecedência baseado mais na escolha do orientador, do que no interesse do assunto a estudar em si. Nem sabia o que me esperava…

… As impressões que criamos sobre as pessoas baseiam-se em simples fracções de segundos, até mesmo a partir de mitos criados por outras pessoas ou em simples Curriculum’s Vitae (isto falando no mundo académico)… passam a ser admiradas e respeitadas, não pelo que concretizam, mas por fragmentos do que parecem ser. A partir do dia em que conseguem vislumbrar o impacto que têm nos outros, passeiam o seu ego como se fossem os senhores da verdade. Hoje consigo ver que foi assim que se passou, mas à alguns meses atrás não o consegui ver de imediato, fazendo com que me precipita-se nas escolhas…

O semestre decorreu entre o stress de não saber o que fazer e o desespero em encontrar ajuda, ou simplesmente um ponto de referência e apoio. Finalmente encontrei quem me desse algumas luzes e fizesse de alguma forma um plano de fuga para um problema que não tinha solução. Quem me devia ajudar deixava-me cada vez mais ao abandono, entre ausências prolongadas e faltas de resposta aos e-mails, o semestre chegava ao fim.
O sentimento de impotência fazia-me pensar em desistir…essa palavra começava a ecoar na minha cabeça e a sair da minha boca como nunca antes tinha acontecido, nem sequer pensado. Os dias passavam-se a vislumbrar o computador e em longas e intermináveis sestas. Depois de reunir muitas forças e tentar afastar muita frustração, lá continuei com a certeza que não seria um trabalho brilhante, mas com a esperança de ainda nada estar completamente perdido. Os dias passavam-se agora entre entrevistas de emprego e os preparativos para a apresentação… O nervosismo começava a apoderar-se de mim pelas diversas razões…chegava-se o dia do desfecho de mais uma etapa, aquela etapa de que todos vão ter saudades.

29 de Junho de 2009 - Este foi o dia em que fui premiada para apresentação da minha tese para dois júris e o orientador oficial. Depois de não o ver durante um longo período, lá estava ele com o seu ar confiante e de sorriso sarcástico na cara. O início adivinhava-se atribulado e assim o foi, mas há medida que o tempo foi passando lá consegui pôr-me mais à vontade e as coisas foram correndo melhor…não pelas minhas capacidades inatas de comunicação, mas pelo apoio que fui sentindo no público que me assistia. Depois de algumas perguntas e muitas sugestões o júri reuniu-se para deliberar…passados alguns segundos, lá foram me voltaram a chamar…



THE END OF GOOD AND SIMPLE LIFE.

Sem comentários: