domingo, 15 de novembro de 2009

Quem inventou o telefone e porquê?



Desde sempre que se ouviu dizer que o inventor do telefone foi Alexander Graham Bell, no entanto tal não corresponde à verdade.
Bell patenteou o seu telefone nos Estados Unidos no início de 1876, mas esta patente foi repetidamente contestada por mais de um reivindicador para a honra e recompensa de ser o inventor do original telefone.
Antonio Meucci, um emigrante italiano, arquivou em 1871 um requerimento no Gabinete de Patentes dos Estados Unidos, e tentou convencer o Sr. Grant, presidente da Companhia Telegráfica de Nova Iorque, a experimentar o instrumento. No entanto, Meucci sofreu um ferimento no seguimento de uma explosão a bordo de um barco que retardou a sua experiencia e o impossibilitou de terminar a sua patente. O instrumento experimental de Meucci foi exibido na exposição de Filadélfia em 1884, captando muitas atenções, no entanto o modelo demonstrado continuava incompleto.
Porém, devido a dificuldades financeiras, Meucci apenas conseguiu pagar a patente provisória da sua invenção, acabando por vender o protótipo do telefone a Alexander Graham Bell. Em 1876, este patenteou a invenção como sua. Meucci processou-o, no entanto acabou por falecer durante o julgamento e o caso foi encerrado.
Assim, Bell foi considerado durante muitos anos como inventor do telefone, no entanto em 2002 no Congresso dos Estados Unidos foi aprovada uma resolução na qual se reconheceu que o inventor do telefone foi, na realidade, Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.
O telefone foi inventado como meio de comunicação, dado que a única forma de comunicação existente na altura era o telégrafo. Este meio de comunicação revolucionou e continua a revolucionar a vida das pessoas, primeiramente pelo seu impacto inicial e nos dias de hoje pela inovação tecnológica que permite mais formas de comunicação com um simples e reduzido telefone.

Sem comentários: