segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Termoço ou tremoço?!


Recentemente fui alertada por um dos muitos visitantes do meu blog para um erro ortográfico gravíssimo que me deixou extremamente preocupada e que, inclusive, é provável que destrua toda a minha reputação intelectual. Depois de uma noite de insónias e de um dia de inquietações, lá fui pesquisar um pouco sobre a raiz do meu pseudónimo e lá consegui arranjar o significado deste leguminoso tão conhecido pelas tabernas do nosso Portugal e pelos seus efeitos secundários a nível intestinal.
Por conseguinte, deixo-vos o meu pedido sincero de desculpas por tal despautério e rectifico desde já o erro, acrescentado também o resultado da minha pesquisa de maneira a dar algum propósito intelecto a este post.


tremoço [o]
substantivo masculino
1. semente dos tremoceiros utilizada na alimentação;
2. BOTÂNICA de forma geral, o mesmo que tremoceira ou tremoceiro (planta), mas em especial, para alguns autores, nome vulgar de uma planta, de flores brancas ou azuladas, pertencente à família das Leguminosas, subespontânea e cultivada em Portugal, também conhecida por tremoceiro;
tremoço amarelo tremoceiro (ou as suas sementes) de flores amarelas, espontâneo em Portugal, e também conhecido por tremoço-de-folhas-estreitas;
tremoço hirsuto tremoceiro de folhas hirsutas, espontâneo no Centro e no Sul de Portugal;
(Do gr. thérmos, «quente», pelo ár. turmûs, «tremoço»)

in Infopédia

Os tremoços são as semestes das plantas fabáceas conhecidas como tremoceiro, pertencentes ao género Lupinus e usado na fixação de azoto nos solos.

in Wikipédia

Sem comentários: